• Qui. Nov 21st, 2024

Aliança XR entre Qualcomm, Samsung e Google promete trazer óculos inteligentes com IA ao mercado como acessório para smartphones

ByChristiano Oliveira

Set 5, 2024

Em junho de 2023, o Patently Apple relatou que representantes da Samsung, Google e Qualcomm anunciaram uma nova aliança para o ecossistema de Realidade Estendida (XR). Na época, Roh Tae-moon, presidente da divisão de experiência móvel da Samsung Electronics, declarou: “Vamos transformar o futuro da indústria móvel construindo o ecossistema XR em parceria com a Qualcomm e o Google.” Os rumores indicavam que a Qualcomm ficaria responsável pelos chips, o Google lançaria um sistema operacional baseado em Android para óculos, e a Samsung se concentraria inicialmente na parte de hardware. Com as vendas abaixo do esperado do Vision Pro da Apple, a aliança está agora expandindo rapidamente seus esforços para desenvolver óculos inteligentes.

Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, disse em entrevista à CNBC que estão trabalhando com a Samsung e o Google para explorar um conjunto de óculos de realidade mista conectados a um smartphone — adotando uma abordagem diferente da Apple, que lançou um headset maior. Os comentários de Amon são um dos primeiros indícios sobre o projeto.

“Será um novo produto, trará novas experiências,” afirmou Amon, ao falar sobre o que surgirá da parceria em realidade mista.

“Mas o que realmente espero dessa parceria é que todo mundo que tem um celular vá comprar óculos complementares para usar junto,” acrescentou Amon.

Além disso, Amon observou que “a IA vai rodar no dispositivo. Vai rodar na nuvem. Parte dela vai rodar nos óculos, parte no celular, mas, no final das contas, será uma experiência totalmente nova.”

Queixas comuns em relação a dispositivos de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), que até agora têm sido, na maioria, headsets grandes, são que eles não são convenientes e, em alguns casos, desconfortáveis de usar. Um conjunto de óculos inteligentes poderia resolver isso, oferecendo um dispositivo estiloso ao mercado de realidade mista.

“Acredito que precisamos chegar ao ponto em que os óculos não sejam diferentes de usar do que óculos comuns ou óculos de sol. E, a partir disso, podemos atingir uma escala maior,” disse Amon. TM Roh, chefe da divisão de dispositivos móveis da Samsung, afirmou que a empresa anunciará uma nova “plataforma de realidade mista” ainda este ano.