04/12/2017 às 10h08min - Atualizada em 04/12/2017 às 10h08min

Natal x frustração, dicas para vencer esse sentimento

Fonte:Samantha Khali

De alguns anos para cá, nota-se o crescente número de pessoas que se referem às festas de fim de ano como uma causa de estorvo, tristeza e frustração. Parte da causa disso é a mídia, que transmite uma imagem forçada desta época do ano.  Muitas pessoas, carentes de uma estrutura interna, passam a acreditar que aquela imagem vendida é o real e que elas vivem uma vida errada e fora dos padrões. Outro fator pode ser creditado à ansiedade e ao perfeccionismo.  No entanto, a imagem idealizada de Natal é justamente a de estar em perfeita harmonia com a família, o que nem sempre é possível. Isto é especialmente doloroso para as pessoas que se encontram sozinho, longe da família ou que não tenham família.

Dicas para não se deprimir no Natal.

O Natal deve ser visto como época para relaxar e não para provar competência.
Para quem está solitário e se sente deslocado da família, o ideal é parar para refletir sobre o tipo de comemoração que a pessoa realmente sente desejo em fazer. Por exemplo, viajar ao invés de pensar em festas de família; dar a si mesmo aquele presente que sempre quis, mas se negava por achar caro, etc.

Faça o Natal um Natal à sua maneira, nem que tenha de experimentar um retiro em meditação, como várias pessoas fazem nesta época. Se não gosta de luzes, que tal uma velas? 
Não tem de dar justificações a ninguém. Você é que deve estar no comando. Se não gosta de enfeites nem da árvore de natal, simplesmente não as coloque. Modifique a ceia de natal para algo completamente diferente. Procure divertir-se, você é capaz, todos nós somos capazes de ultrapassar tudo, basta querer, mas há momentos certos, como sempre falo: Cada pessoa tem o seu tempo, quem sabe seu tempo não é agora!!!

Link
Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp