29/04/2019 às 14h01min - Atualizada em 29/04/2019 às 14h01min

Cinco dicas para aliviar o cansaço no trânsito

Uma das maiores dificuldades do mundo moderno é o transito, por mais que tenhamos alternativas nas avenidas, sempre acabamos enrolados de alguma forma no tão famoso congestionamento.
engarrafamento, os ruídos, a pressa de chegar ao destino, as condutas irregulares no trânsito, as dores vindas de ficar muito tempo sentada na mesma posição, tudo contribui para que você fique estressada, principalmente se for a motorista. E o estresse acaba tornando a situação bem pior do que deveria ser e poderá ser muito prejudicial a nossa saúde.
 

1. Distrair

Nada de ficar só lamentando as horas a mais que foram acrescentadas ao trajeto. Ouça músicas e converse com quem está no carro com você. Essas ações desviam a atenção do que causa o estresse.  Reduz a irritabilidade e leva ao bem-estar.

 

2- Alongar

Alongar reduz a tensão e a ansiedade causadas pelo estresse, já que libera na corrente sanguínea substâncias como a endorfina, que tem efeito de analgésico. Nos momentos de congestionamento parado, procure se espreguiçar, esticar os músculos, tendões e articulações. Estique os braços para frente, para cima e lateralmente. Isso vai aliviar o desconforto de ficar tanto tempo dentro do carro.
 
3- Postura adequada
Se você estiver sentada de um jeito incorreto, é provável que sinta dor e desconforto, aumentando o nível de estresse. Tente ficar em uma posição ereta, mas relaxada e descontraída. Para conseguir a postura ideal, é imprescindível que você também deixe seu banco nos ângulos de 90° a 110°.

 

4- Exercícios de respiração

Sob estresse temos maior necessidade de oxigênio. A musculatura assessória da respiração fica prejudicada e a frequência respiratória, alterada. Por isso, inspire profundamente e expire lentamente algumas vezes durante o trajeto. Isso melhora a oxigenação do sangue, que é levada a todos os tecidos e órgãos.

5- Vidros fechados

Se o calor não for sufocante ou se tiver ar-condicionado no carro, prefira ficar com as janelas fechadas. Como os ruídos, a poluição ambiental, a condição climática (calor e frio) ficam do lado de fora, fechar os vidros reduz a quantidade de agentes que te deixam estressada.

 

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