06/02/2019 às 14h49min - Atualizada em 06/02/2019 às 14h49min

Atividades de prevenção à febre amarela em quilombolas de SP começam nesta quarta

Primeiro encontro de conscientização será realizado em Eldorado, no Vale do Ribeira.

G1.com.br
Vacina está disponível em todos os postos da rede pública de saúde. — Foto: Divulgação

A Etec André Lopes, que fica em Eldorado, no litoral de São Paulo, recebe, hoje (6), a primeira reunião sobre prevenção contra a febre amarela nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

O objetivo do encontro é conscientizar as comunidades quilombolas sobre a importância da vacina e os riscos da doença. Estarão presentes representantes das comunidades de Eldorado, Iporanga, Itaóca e Barra do Turvo.

Já a segunda reunião, que acontece em Iguape na próxima sexta-feira (8), será destinada à participação de membros das comunidades quilombolas situadas em Iguape, Cananeia, Registro e Miracatu.

Febre amarela

Segundo o último balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), as comunidades quilombolas da região registram os 12 casos de febre amarela confirmados em São Paulo neste ano, dos quais seis evoluíram para óbitos. As vítimas se infectaram nos municípios de Eldorado (9 casos, 4 mortes); Jacupiranga (1 morte); Iporanga (1 morte) e Cananeia (1 caso).

Prevenção

Quem ainda não se imunizou deve tomar a vacina, principalmente aqueles que residem ou visitam áreas de mata e ribeirinhas, onde há vegetação densa. A vacina está disponível nos postos da rede pública de saúde e levam até dez dias para garantir proteção efetiva.

Programação

  • 6 de fevereiro

Reunião em Eldorado

Horário: 10h

Local: Etec André Lopes (Quilombo André Lopes)

  • 8 de fevereiro

Reunião em Iguape

Horário: 10h

Local: Espaço Canto do Morro (Centro de Convivência de Idosos - Avenida Princesa Isabel, em frente à antiga praça do pedágio)


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp