06/10/2015 às 00h11min - Atualizada em 06/10/2015 às 00h11min

Cananéia puderam escolher novos conselheiros tutelares neste domingo 04/10

 

 

Eleitores compareceram aos seus pontos de votação neste domingo 04/10 para eleger os 5 novos conselheiros tutelares de Cananéia. Na primeira vez em que as eleições ocorrem de forma unificada no Brasil inteiro, a procura foi acima do esperado e fez a apuração em Cananeia terminar somente à 23:00h.
Ao todo foram computados mais de 2500 votos para os 11 candidatos que disputavam as 5 vagas. Por lei, cada cidade precisa ter ao menos um conselho tutelar com cinco membros. Atualmente, Cananéia possui uma unidade, no Centro que se dividem para atender toda a cidade.

A função dos conselheiros, que atuam de forma independente no município, é promover a defesa do direito da criança e do adolescente. Conforme explica Rogerio doConselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), osconselheiros entram em ação quando há uma violação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, como em caso de abandono, violência ou maus-tratos. – A atuação é sempre a partir de denúncias, seja de vizinhos, familiares, escola ou até mesmo em parceria com as delegacias ressalta o Rogerio.

Os conselheiros assumem o cargo no dia 10 de janeiro de 2016, até lá vão passar por treinamentos e capacitação. Confira a lista completa dos eleitos

NOME

Total

Classificação

IVETE ARCANJO

481

ELISETE PIRES GARCIA

475

ANA CLAUDIA BERLINCK

470

CIDILENE ROSANA DE LARA PAULA

438

SIVANIA MARIA DE OLIVEIRA LACERDA

402

Foram eleitos os 5 mais votados, que vão ocupar vagas nos Conselhos Tutelares, este último é novo e começa a funcionar ano que vem. Quatro das cinco conselheiras foram reeleitas.

Ser Conselheiro Tutelar é uma missão pública muito importante, cujo desafio é fazer cumprir a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, os quais apregoam o princípio da proteção integral.
Saber que a obrigação de proteger as crianças e adolescentes envolve também o núcleo familiar que lhes rodeia, ou a falta desse núcleo. Tratar, então, com vidas humanas, sentimentos, destinos, busca de soluções. É um grande desafio!Parabénsaos vencedores, que tenham um mandato de sucesso, um brilhante serviço à sociedade de Cananéia!

ERRATA: ONDE SE LÊ ROGERIO O NOME É , Wagner Santos Cantarim

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp