05/10/2019 às 14h59min - Atualizada em 05/10/2019 às 14h59min

Eleição para compor Conselhos Tutelares acontece neste final de semana em Cananeia

Pleito que será realizado no domingo (6) nos colégios eleitorais e elegerá cinco novos representantes. Quem estiver com título de eleitor em dia pode votar...

A Prefeitura de Cananeia  e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente informam que as eleições dos candidatos a membros do Conselho Tutelar de Cananeia, quadriênio 2020/2024, ocorrerão no dia 6 de outubro de 2019.
A eleição do Conselho Tutelar será realizada sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal nº 8.069/90, regulamentado pela legislação citada no edital.
Cabe aos conselheiros tutelares realizar o atendimento a crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados por pais, responsáveis, pela sociedade ou mesmo pelo Estado. Entre as atribuições está encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal.
É também o conselheiro tutelar quem faz os atendimentos iniciais, reconhece o problema e, posteriormente, encaminha a situação para a rede de atendimento do município, composta pelos serviços de assistência social, saúde, educação.
 Os conselheiros representam a sociedade na rede de proteção às crianças e aos adolescentes. Eles são, na verdade, os catalizadores dessa rede de proteção, que têm autonomia de decisão em casos de violência ou de outras infrações de direitos.
A relação dos candidatos a conselheiros tutelares que disputam a eleição de domingo são: Ivete Arcanjo, Francine Barreto, Rosa Grub, Cacilda Mandira Alves, Clayton Queiroz de Camargo, Edi Vânia Pires Pontes, Elisete Pires Garcia, Juliana Dias de Campos, Liliana Meyer Soares, Marilia Gabriela Mateus de Almeida Gomes, Priscila Brito Alves, Renata Santos de Almeida, Sandra Patrícia de Oliveira Silva Vitorio, Silvania Maria de Oliveira Lacerda e Txai Gonçalvez Oliveira. 

Como escolher seu candidato!

O conselheiro deve ser proativo, ter sensibilidade e coragem para lidar com situações de violência ou negligência para com crianças. Deve também possuir sensibilidade para tratar com questões muito delicadas e ser capaz de manter um bom diálogo com cidadãos, representantes dos demais órgãos e autoridades públicas. "Essas eleições serão realizadas concomitante nos 5.570 municípios do Brasil. A votação acontece nesta seguintes escolas: Pericles Eugenio da Silva Ramos Professor no Ariri, EMEF –
 Escola Municipal de Ensino Fundamental (Escola Pública Municipal) Osvaldo Lucachaki  no Itapitangui.
Escola Estadual Yolanda Araújo Silva Paiva no Centro de Cananeia.
"No dia da votação o eleitor deverá estar com um documento com foto e também com seu título de eleitor."
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp