23/10/2019 às 10h47min - Atualizada em 23/10/2019 às 11h03min

Concerto comemora 90 anos de Ernst Mahle e 65 anos da Caterpillar no Brasil

Duas apresentações com entrada gratuita acontecem no sábado (26), às 17h30 e 20h, no Teatro Dr. Losso Netto

DINO
Maestro e compositor Ernst Mahle chegou ao Brasil em 1951

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) dedica o seu concerto de outubro ao maestro alemão Ernst Mahle, que completou 90 anos, e aos 65 anos da Caterpillar no Brasil. As apresentações têm entrada gratuita e acontecem no sábado (26), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A regência é do maestro convidado Thiago Tavares.

O programa traz uma das obras mais conhecidas de Mahle, a peça sinfônica "Festa no Céu", de 1992, inspirada em um conto folclórico homônimo do escritor Monteiro Lobato. A peça tem um caráter histórico descritivo e os personagens da história são representados por sons de instrumentos, para que o público associe os timbres da orquestra, intercaladas pela narração da história, aos cuidados de Norberto Vieira.

A OSP interpreta ainda "Suite Masquerade", obra em cinco movimentos do compositor armênio Aram Khachaturian, e "Suite Vila Rica", com 10 movimentos curtos, em que o compositor brasileiro Camargo Guarnieri faz uso indireto de melodias folclóricas e temas indígenas modificados.

O diretor artístico e regente titular da OSP, maestro Jamil Maluf, diz que a homenagem a Mahle é uma singela forma de lembrar seu trabalho na formação de instrumentistas, além da atuação como compositor e maestro. "O destaque de Piracicaba no meio musical se deve à dedicação inestimável de algumas pessoas, entre elas o maestro Mahle. Se hoje temos um público interessado em música erudita na cidade, é por causa da abertura de caminhos de visionários como ele", diz Jamil Maluf.

Sobre as comemorações da Caterpillar, Jamil Maluf lembra que elas ocorrem porque a data do concerto coincide com o aniversário de 65 anos da empresa no Brasil. A companhia chegou ao Brasil em 1954 e, em Piracicaba, tem unidades de produção desde 1976. "A Caterpillar participa ativamente das ações sociais no município. Entre os mais de 30 projetos sociais que apoia no país, está a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, o que demonstra a atenção da empresa com a qualidade de vida da população", avalia o maestro.

Além da Caterpillar, a OSP tem o patrocínio da ArcelorMittal, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei de Incentivo à Cultura, e o copatrocínio do Grupo Pizzinatto. Os concertos são realizados ainda com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. O apoio é da Candura. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

MAHLE - Completados em janeiro, os 90 anos de Mahle motivaram várias comemorações no Rio de Janeiro, Bahia, Tatuí e Pernambuco. Em abril, o maestro recebeu homenagem da Embaixada do Brasil em Berlim, em evento da escola de música City West. O 50º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão fez um concerto com obras de sua autoria, na Sala São Paulo.

Mahle nasceu em Stuttgart, Alemanha, em 1929. Está no Brasil desde 1951 e foi, em 1953, um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu por 50 anos as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos, tendo se dedicado ao ensino de aproximadamente 5.000 alunos.

Ele compôs obras para todos os instrumentos de orquestra, música de câmera, concertinhos e concertos, além de peças para canto, coro, orquestras de câmera e sinfônica. Produziu as óperas: Maroquinhas Fru-Fru, em 1974; A Moreninha, em 1979; e O Garatuja, em 2006. Atualmente, escreve a ópera "Isaura", baseada no romance Escrava Isaura.

SERVIÇO - Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (26), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). A sessão das 17h30 conta com recurso de audiodescrição para deficientes visuais. Entrada gratuita. Ingressos no www.megabilheteria.com ou na bilheteria do Teatro, uma hora antes. Informações: (19) 3433-3264 e 3434-2168 ou www.sinfonicadepiracicaba.org.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp