09/11/2019 às 14h11min - Atualizada em 09/11/2019 às 14h11min

Cinco lugares que fazem de Cananéia uma cidade Encantadora

Natureza intocada, golfinhos, boa gastronomia e lindas praias são algumas das atrações para conhecer este paraíso ...

- Por Natan Arcanjo
Quem disse que Cananéia precisa de shopping para ser um lugar ótimo para visitar? Afinal, são 488 anos de muita história! Desde 1531, a cidade conquista seus visitantes com suas tradições e passeios (além é claro, de um dos melhores locais para lazer na região). Confira os pontos que são paradas obrigatórias para quem passa pela cidade!

1 – Parque estadual Ilha do Cardoso

                             

Situada no extremo sul do litoral paulista, a Ilha do Cardoso é um santuário ecológico que enche os olhos dos seus visitantes, com suas praias desertas, sua rica flora e fauna, com belas cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica muito bem preservada. Há dois vilarejos que são bastante visitados: o Perequê, que tem a séde do parque e o Marujá onde tem uma vila de pescadores e tem as pousadas e campings.

O Parque Estadual da Ilha do Cardoso foi fundado em 1962. A Mata Atlântica cobre quase 90% da ilha, que consiste de costões rochosos, praias, ilhas, mangues e montanhas. São quase mil espécies de plantas e alguns animais em extinção, como o macaco bugio, papagaio-de-cara-roxa e o veado-mateiro , assim como o jacaré-de-papo-amarelo, que é possível ser visto através de um passeio noturno

 

2 –  Igreja São João Batista

                               
Fundada em 12 de agosto de 1531 por Martim Afonso de Souza, Cananeia é a primeira cidade do Brasil. A história desse município é recheada de muitas lendas de piratas, tesouros enterrados e batalhas. Dessa época, ainda existem algumas relíquias como a igreja de São João Batista, fundada em 1577, e que serviu como forte para proteger a cidade das constantes ameaças de invasões. Outras construções preservadas são o obelisco, dois canhões e os argolões de bronze que foram encravados em pedras e que serviam para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso de Souza. Recomendamos subir até o topo do morro São João, pois assim a visão fica melhor ainda! Uma vista panorâmica, e com certeza imperdível.
 

3 –  Museu de Cananéia

                            
Claro que para visitar uma cidade tão linda como essa, nada melhor do que escolher um local inesquecível para visitar!  O prédio do Museu Municipal de Cananéia possui uma arquitetura no estilo Colonial  e está localizado  no Centro da cidade, oferecendo uma visita no túnel do tempo, onde Há alguns anos em mar aberto, foi pega em rede uma fêmea de 5,5mts, foi empalhada, parece o Tutubarão, mas dá pra ter idéia de que se você se deparar com esse bicho vivo, já era. Tem curiosidades como Sambaquis, instrumentos usados na época da colonização do Brasil e outras coisas, é bem simples, mas vale o passeio. Um lugar simplesmente maravilhoso!
 

4 – Melhores Restaurantes para atender os Visitantes com Comidas Típicas “Caiçaras”...

                          
 
O que seria um bom passeio sem uma pausa para a ótima gastronomia local? Nada como pratos típicos muito bem preparados e com um atendimento espetacular. Os restaurantes Caiçaras, Bacharel, Ponto das Ostras, Espetinho Beira Mar, Naguissa do Silêncio, Restaurante Costa Azul, Porto Camarão, fora outros restaurantes que serve comidas treviais, que estão localizados nas avenidas e Centro Histórico da Cidade. Não faltam opções para todos os gostos!
 

5 –  Centro Histórico e a Figueira Centenária

                                 
Claro que essa parte não poderia faltar, já que Cananéia é a cidade mais velha do Brasil. Muitas pessoas visitam a cidade por conta das casas da época do império. Dentro do tronco da figueira há uma pedra em forma de pirâmide, a mesma inacessível fica alojada no centro  do tronco da árvore. Ninguém sabe ao certo como a árvore foi nascer em cima desta pedra, mas o que todo mundo ouve
é que um tal pássaro ingeriu a semente de figueira e pousou em cima da rocha, logo digerindo a semente e a mesma brotou, com a ajuda do sol, da chuva e do excelente clima de Cananéia.
Tá vendo, quem disse que os Cananeenses não precisam de shopping?
Agora, você já sabe o que precisa visitar para curtir um pouco dessa cidade admirável!
Praia, Sol, Verão e um pouco da Cultura Caiçara...
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp