10/01/2020 às 16h21min - Atualizada em 10/01/2020 às 16h21min

A Vigilância Sanitária realizou ações de combate a Dengue durante toda a semana em Sete Barras

Nos primeiros dias do ano novo, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária, Agentes de Controle de Vetores e Agentes de Saúde, continuam realizando as visitas aos imóveis, orientando os moradores sobre suas responsabilidades e as formas de combate ao Aedes Aegypti. As ações consistem também no controle mecânico (eliminação do criadouro do mosquito), entrega de panfletos com as informações, dicas e orientações como eliminar os focos e a proliferação do mosquito.

Durante esta semana foi realizado o treinamento dos Agentes de Saúde Urbanos, onde houve capacitação da utilização do aplicativo SISAMOB (um sistema de anotações de atividades rotineiras em relação ao combate ao aedes aegypti). Os agentes tanto de vetores como de saúde estão munidos de tablets (onde foi instalado o aplicativo formulado pela Sucen) esses agentes realizam visitas rotineiras ao qual chamamos de visitas a imóveis, onde educam, identificam situações da presença de criadouros, realizam o controle mecânico e anotam suas atividades no aplicativo instalado no tablet, o qual é repassado no sistema Sisaweb da Sucen.

Outro trabalho de rotina é a visita a P.E. (pontos estratégicos), locais de possíveis criadouros do Aedes aegypti, onde é coletada larva (quando existe) e enviado para laboratório regional da Sucen em Registro para análise.
Segundo notas informativas do Ministério da Saúde, repassadas pela Sucen (referentes ao desabastecimento de inseticida com o qual se realiza a nebulização para a eliminação do Aedes aegypti alado contaminado) no momento não há o inseticida, a falta atinge também outros Países da América Latina, fato que prejudica muito os trabalhos e exige a intensificação no bloqueio de criadouros do mosquito e visitas aos imóveis, com o objetivo de educar e conscientizar a população.
Faixas Educativas foram fixadas em diversos locais no município, com o objetivo de alertar e solicitar a colaboração da população.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp