12/12/2016 às 01h15min - Atualizada em 12/12/2016 às 01h15min

Sem direção: Cananeia se perde no caminho e cidade vive tempos de abandono com esperança de um futuro melhor...

Cananeia, cidade da região Vale do Ribeira, conhecida pelas suas matas e mananciais, popularmente chamada de "eco sistema da humanidade" ou "maior viveiro de pescado do mundo", esconde por trás de todos os seus títulos e atributos uma cidade que abandona as obras públicas e Prédio Públicos.

De um lado o poder público: omisso e conivente, de outro a sociedade: despreocupada, acomodada e sem consciência. Somando ambas as partes temos a fórmula perfeita para se chegar ao completo descaso.

O banheiro público da “Praça de alimentação” e um verdadeiro descaso de uma gestão de descaso total com a sociedade e com o dinheiro público. A alta incidência desses acontecimentos vem contribuindo para a banalidade do caso. A impressão que se tem é que chegamos ao ponto de conviver com isso todos os dias sem sequer nos sentirmos incomodados. 

O banheiro em questão que fica no centro da cidade ao lado da sede da promoção social, também o Cartório eleitoral, na frente tem uma loja, quando entramos no banheiro vimos como pode uma cidade chegar ao tal ponto que chegou a nossa Cananeia.

Alunos da Escola Alziro Basto no bairro do carijó acabaram as aulas em bibliotecas. Três unidades escolares foram interditadas pela Diretoria por causa das condições insalubres do prédio, o teto da escola desabou assustando alunos e professores. De acordo com os professores, essa situação esta a mais de seis meses e a prefeitura nada fizeram, professor se ausentou das suas funções por motivo de doença causada pelo pó da biblioteca.

Além de tudo isso nós vemos nas ruas, os abandono de animais gera ainda diversos impactos negativos no âmbito social, ambiental e no que tange aos fatores relacionados à saúde pública. Um cão faminto, por exemplo, naturalmente revira lixo em busca de alimentos, um cavalo solto em via pública, compromete sua própria segurança, assim como a segurança das demais pessoas que por ali trafegam ,o mesmo ocorre no caso de cães e gatos. Além do mais, os animais não têm a percepção que nós temos sobre os locais adequados para fazerem suas necessidades fisiológicas. Muitos deles, motivado por diversos fatores, chegam a óbito nas vias públicas e quando isso ocorre, eles normalmente continuam ali na beira das estradas. Sem contar os cães agressivos que também podem nos oferecer riscos, assim como animais doentes e/ou não vacinados.

Indiscutivelmente todos ou parte desses acontecimentos contribuem de alguma forma para a poluição do meio ambiente, causam desconforto social, comprometem nossa segurança, propiciam o surgimento de doenças e prejudicam a limpeza e a beleza da nossa cidade. Contudo não sejamos egoístas, afinal por trás de todos esses problemas que nos atingem direta ou indiretamente, estão os animais em situação de sofrimento e abandono precisando urgente da nossa ajuda. Eles também sentem sede, fome, frio, medo, dor, etc. Assim como nós. Zelar pelo bem estar deles nada mais é do que demostrar solidariedade e respeito ao próximo. 

A grande maioria desses animais abandonados nas ruas tem dono. Muitos moradores por “n” motivos deixam ou facilitam a passagem livre de seus animais para as ruas, ocasionando de mesmo modo todos os problemas já anteriormente mencionados. Além disso, animais em condição de abandono aumentam expressivamente a procriação indesejada e por consequência mais e mais abandono. Trata-se, portanto, de um ciclo vicioso completamente fora de controle. 

Nos temos uma associação que cuida desses assuntos na cidade que é ”Cananeia Animal”, como ouras associações sem apoio público os voluntários fazem o que podem, mas não são suficientes para resolver os problemas.

A cidade esta precisando de canil público é um abrigo provisório de cães e gatos que realiza atividades como castração, vacinação, medição e outros procedimentos até que por fim os disponibiliza para adoção.

Exigimos respeito para com os nossos animais e providências imediatas para conter essa enorme população de gatos, cachorros mendigando pelas ruas.

Sinto muito em informar que a construção de um canil não será a salvação para os nossos problemas, precisamos que a lei seja cumprida na íntegra e que campanhas educativas sobre o assunto sejam realizadas na região, visando reforçar a ideia da castração e da posse responsável. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp