07/02/2020 às 10h56min - Atualizada em 07/02/2020 às 10h56min

Onça-parda 'posa' para foto após assustar funcionário de parque em SP

Registros foram feitos na entrada de uma das trilhas da reserva localizada no Vale do Ribeira.

Por G1 Santos
Onça-parda foi flagrada por funcionário da equipe de manutenção da reserva Legado das Águas — Foto: Arquivo Pessoal/Sérgio Ricardo de Almeida
Um funcionário da equipe de manutenção da reserva Legado das Águas, localizada na região do Vale do Ribeira, interior de Sao Paulo, levou um susto ao encontrar uma onça-parda na entrada de uma das trilhas do local. Em entrevista nesta sexta-feira (7), ele contou sobre a experiência e disse que, apesar do encontro parecer assustador, foi bastante 'pacífico'.
 
Sérgio Ricardo tem 47 anos e trabalha no Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, há um ano e seis meses. Ele conta que já viu muitos animais no local, mas onça foi a primeira vez.
 
O primeiro encontro foi breve, mas inesquecível. "Estava fazendo inspeção em uma caixa de registro quando, de repente, ela saiu da mata. Ficamos um tempo olhando um para o outro e, logo depois, ela foi embora. Entrou no mato", relembra.
 
De acordo com a equipe do Legado as Águas, avistar uma onça próximo às dependências da reserva não é algo comum. Dentro da área existem duas onças que são monitoradas, uma parda e uma pintada, mas a onça-parda avistada pelo funcionário não é a que está dentro do monitoramento.
 
Apesar de rápido, Sérgio conseguiu registrar o encontro. O funcionário disse que, ao avistar o felino, logo sacou o celular, que estava no bolso, para tirar fotos. As imagens foram compartilhadas com a família, amigos e com as equipes da reserva.
"Pegar o celular no bolso foi automático. O medo veio somente depois que ela foi embora. Foi uma experiência nova. Nunca tinha visto uma onça assim, de perto, frente a frente", finalizou.
 
Onça-parda
Atrás apenas da onça-pintada, o segundo maior felino da Mata Atlântica surpreende pelo contraste entre a coloração marrom e os olhos claros. A onça-parda (Puma concolor) pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.
 
A alimentação dela é variada, podendo predar diversos mamíferos menores e até alguns répteis. Por conta dessa diversidade, é considerada, entre os felinos, a predadora que consegue o alimento com maior eficiência ao atacar a presa.
 
Apesar de animais terrestres, é com muita agilidade que a onça-parda escala árvores para descansar e se proteger. Conhecido como um dos melhores felinos saltadores, a espécie consegue pular de alturas de 15 metros do chão e até seis metros de extensão. De acordo com especialistas, é um animal curioso mas não é agressivo e têm uma relação relativamente harmônica com humanos.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp