12/02/2020 às 14h13min - Atualizada em 12/02/2020 às 14h13min

Região do Vale do Ribeira recebe atividades da Caravana da Inclusão nesta quinta e sexta-feira

Segundo evento de 2020 no estado será realizado nos dias 13 e 14 de fevereiro; ação já passou por Amparo

A região do Vale do Ribeira, será palco do segundo encontro da Caravana da Inclusão em 2020. O evento terá início no dia 13, às 8h, em Miracatu, com extensão nos municípios de Juquiá, Itariri, Pedro de Toledo, Iguape e Ilha Cumprida. Vale destacar que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como uma das missões levar informações e políticas públicas para todo o interior e litoral.
 
Com esse foco, a pasta promove a Caravana da Inclusão, que busca reunir as regiões interioranas, de modo a levar informações sobre os programas do Estado nas áreas de saúde, segurança, reabilitação e emprego, além de dados quantitativos estratégicos sobre o local visitado, visando à implantação de mais ações de inclusão nas cidades.
 
Nesta edição, o Memorial do Inclusão, museu vinculado à Secretaria que preserva a memória do movimento social da pessoa com deficiência, leva aos munícipios atividades como contação de história em Libras, rodas de conversas com temas variáveis sobre Direitos Humanos, pessoas com deficiência em museus, entre outros.
 
O primeiro município a receber o evento em 2020 foi o município de Amparo. A equipe da secretaria apresentou dados e informações, que podem auxiliar na criação de políticas públicas estratégicas, aos cerca de 250 presentes.
 
Políticas públicas
 
A secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, destaca importância de visitar os municípios e levar conhecimento e políticas públicas às cidades. "Como uma orientação do Governador do Estado, João Doria, vamos andar pelo interior e litoral todo, levando as políticas públicas da pasta para cada localidade", enfatiza.
 
Outro destaque dos encontros é o programa Moda Inclusiva, que sai da capital, se instala nas cidades e fica exposto para que todos conheçam mais sobre o desenho universal no ponto de vista das vestimentas.
 
Vale do Futuro
 
O Vale do Ribeira, região contemplada pelo programa estadual Vale do Futuro, uma iniciativa completa e de governança integrada: Estado, prefeituras e sociedade civil trabalhando juntos, com metas, monitoramento e avaliação de resultados.
Para transformar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Estado em modelo de desenvolvimento regional baseado na exploração sustentável da riqueza socioambiental da Mata Atlântica, o Governo de São Paulo lançou o Vale do Futuro, que propõe parcerias com prefeituras, comunidades quilombolas locais e organizações da sociedade civil para implementar projetos de desenvolvimento sustentável, geração de renda, conservação e melhoria da qualidade de vida da população do Ribeira.
 

SERVIÇO
Caravana da Inclusão - Vale do Ribeira - SP
Programação: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/ultimas-noticias/regiao-do-vale-do-ribeira-recebe-atividades-da-caravana-da-inclusao-nesta-quinta-e-sexta-feira
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp