13/03/2020 às 15h06min - Atualizada em 13/03/2020 às 15h30min

Espetáculo Sísifos é destaque na agenda cultural de São Paulo

A peça, que discute filosofia, relação com o trabalho e a condição humana, está em cartaz até domingo no FarOFFa, o Circuito Paralelo de Artes de São Paulo

DINO
Sísifos em cartaz até domingo

O espetáculo "Sísifos", da Companhia Candongas, de Belo Horizonte, é um dos destaques da agenda cultura de São Paulo neste fim de semana. Até domingo, a peça será apresentada no Galpão do Folias (Rua Ana Cintra, 213, Campos Elíseos - nas proximidades do metrô Santa Cecília), hoje e amanhã, às 19h, e, domingo, às 17h. As apresentações fazem parte do FarOFFa - Circuito Paralelo de Artes de São Paulo - e não haverá venda de ingressos (o público terá a opção de pagar quanto puder e quiser). A Cia Candongas é a única companhia de Minas Gerais que participará da edição 2020 do FarOFFa.

O ponto de partida da peça é o paralelo entre a relação "vida x trabalho" que estabelecemos no mundo contemporâneo e o imaginário em torno de Sísifo, personagem da mitologia grega que, por enganar os deuses, é castigado com o trabalho eterno e repetitivo de carregar um rochedo até o cume de uma montanha. Em cena, dois personagens refletem sobre sua relação com o poder e a felicidade, enquanto trabalham carregando suas pedras diárias. Assim, um dos principais méritos da montagem é fazer com que o público reflita sobre sua condição humana, sua presença em seu meio e sua busca pela felicidade.

Sísifos tem dramaturgia elaborada por Guilherme Théo e Gustavo Bartolozzi a partir de pesquisa realizada sobre o Teatro do Absurdo. A direção é assinada por Cláudia Henrique, também integrante do grupo, e o elenco é formado por Gustavo Bartolozzi e Antônio Rodrigues. Com este espetáculo, o grupo ampliou o seu campo de estudos após a conclusão de uma pesquisa de cinco anos sobre o universo do Teatro do Absurdo, na qual mergulhou no estilo dramatúrgico de seus autores mais expoentes, como Samuel Beckett, Eugene Ionesco, entre outros. No processo de desenvolvimento dramatúrgico, a montagem encontra ponto de interseção nas obras "O Mito de Sísifo", do filósofo francês Albert Camus, e no "Mito da Caverna", de Platão, além do livro "1984", de George Orwell.

Sobre a Companhia Candongas
Desde sua fundação em 1994, a Companhia Candongas dedica-se a estudar o teatro em suas múltiplas formas e manifestações. Seu principal objetivo é utilizar as artes cênicas como uma forma de expressão da cultura e do imaginário coletivo do homem, valorizando a cultural popular, em especial, a brasileira. Seus trabalhos trazem a forte marca de um teatro aberto, que busca um contato mais intenso com os espectadores.

Sobre o FarOFFa
Com uma programação extensa, que inclui peças de teatro, espetáculos de dança e performances, o FarOFFa - Circuito Paralelo de Artes de São Paulo - reúne diversas produções e espaços culturais para realizar um circuito paralelo à MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. Serão dezenas de espetáculos, concentrados na Oficina Cultural Oswald de Andrade e outros espaços independentes da cidade, acontecendo entre os dias 10 e 15 de março. A ideia é que essa mostra paralela fortaleça a oferta de espetáculos apresentados no mês de março, contemplando a diversidade da produção teatral na cidade. Mais informações no site: faroffa.com.br.

Serviço
Companhia Candongas em Sísifos
Data: de 12 a 15 de março, quinta a domingo
Horário: Quinta a sábado, 19h; Domingo, 17h
Local: Galpão do Folias - Rua Ana Cintra, 213, Campos Elíseos
Valor: Não haverá venda de ingressos (o público terá a opção de pagar quanto puder e quiser)
Classificação: 12 anos
Duração: 1h5m


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp