24/03/2017 às 00h24min - Atualizada em 24/03/2017 às 00h24min

Câmara Municipal aprova CPI deverá apurar denúncias contra prefeito Gabriel Rosa de Cananeia.

A Câmara de vereadores do município de Cananeia, na última sessão ordinária, realizada no dia 22 de março, aprovou o Requerimento que determinou a formação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para a apuração de supostas irregularidades, praticada pelo Prefeito de Cananeia Gabriel Rosa. A constituição de CPI foi fundamentada em denúncia, escrita e formulada pelo um munícipe, informou diversos fatos que estariam ocorrendo no Município e que demandariam prejuízo aos serviços e ao erário público. Os vereadores, diante da manifestação do denunciante, que foi protocolada também junto ao Ministério Público, adotaram medida imediata para a constituição da CPI, formulando requerimento para instauração do procedimento.

O Requerimento foi subscrito pelos 8 Vereadores que compõem o Legislativo Municipal e aprovado no Plenário por unanimidade. Na próxima sessão ordinária que será realizada na data de 05 de abril, a partir das 20:00 horas, será feita a leitura e aprovação da Resolução que conterá o nome dos Vereadores que ocuparão os cargos de Presidente, Relator e Secretário da CPI, que terão o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos e apresentação do relatório final, sobre as seguintes irregularidades apontadas.

 O vereador Edison Balbino (PSDB), disse “Fiquei surpreendido quando soube a instauração da CPI”.  Falou em plenário “Agora esta feito, ninguém pode roer a corda, porque eu não tenho papo na língua, já que começaram tem que ir até o fim”. 

Votaram a favor a criação da CPI os vereadores Douglas Godoy(PSDC), Orlando Teles (PPS) Cesar Calazans (PRÒS) e Paulo Rangel(PSDC) ,Professor  Edinho (PMDB), Edson Balbino(PSDB), Fabiana Moura (PMDB), Claudete Xavier(PPS), Marco Aurélio(PSDB). A vereadora Claudete Xavier não assinou o requerimento e disse, “se o nobre vereador quisesse a minha opinião, eu teria de  ser informada”. Disse a vereadora descontente com os demais vereadores.

Vereadoras Claudete e Fabiana só souberam do Requerimento da CPI, na hora da sessão, ficaram chateadas por não ser informada, “não sabendo qual o motivo que os demais vereadores esconderam esse importante requerimento.” Disse Fabiana.

Os vereadores argumentaram a validade do pedido de abertura da CPI. “já que tem um denunciante vamos juntar as provas que motivaram o pedido de abertura da CPI”.

Agora, a Casa deverá indicar os membros componentes por tocar o processo de investigação que definirá ou não se ocorreu atos de improbidade administrativa por parte do prefeito. Caso haja comprovação, o prefeito pode ser cassado.

As denúncias que levaram os vereadores a pedir a CPI estão, um diretor interino da saúde e também chefe de gabinete, que não se afastou do seu serviço em outro município de Cajati, um carro que é de uso da procuradoria do município foi usurpado pelo prefeito como carro oficial com a placa 001, segundo a denúncia o carro foi comprado, com dinheiro do orçamento da procuradoria do município.

Outras prováveis irregularidades está no cargo de diretor de trânsito que não tem um curso especifico para o cargo, os acumulo de cargos por alguns diretores da prefeitura.

O jornal Noticia de Cananeia foi ouvir o Prefeito Gabriel, que declarou estar tranquilo sobre a CPI, a sua preocupação esta em trabalhar para uma Cananeia melhor. Que enviara uma nota para essa redação de esclarecimento sobre o assunto, quando for notificado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp