04/07/2020 às 21h50min - Atualizada em 04/07/2020 às 21h50min

Jornal Noticia de Cananeia defende comércio local, e pede o fim da feira livre na cidade.

Acredito que a feira livre leva de Cananeia em “media” 40.000,00 a 50.000,00 por semana, são 160.000,00 a 200.000,00 todos os meses atravessando a ponte circulando em outras cidades. Seria bom que esse valor girasse aqui entre o comércio local.

- Redação Natan Arcanjo MTB 799553
Fonte:JNC
Ofício entregue ao prefeito pelo jornalista Natan Arcanjo
O jornalista Natan Arcanjo do Jornal Noticia de Cananeia, entregou um ofício ao prefeito Gabriel Rosa solicitando que, a feira livre que trabalham com roupas sejam suspensas na cidade por tempo indeterminado. Na sua justificativa o jornalista destaca que, a infecção humana pelo coronavírus ( Covid 19), além da ameaça a vida, também tem gerado devastadores efeitos na economia na cidade. Em vista disso o Jornal Noticia de Cananeia, em apoio ao comércio local e, lojistas do município, entende a necessidade urgente de que as barracas da feira livre que não trabalhem com Hortifrutigranjeiro, sejam suspensas, de modo a manter os empregos pelas lojas que são gerados aqui na cidade.
Microempresa e empresa de pequeno porte, maioria pagam alugueis, encargos sociais e geram vários serviços, tem uma concorrência desleal com a feira que trabalham com roupas, sapato e produto eletrônicos, muitos lidam com marcas falsificadas cometendo crime de pirataria (contravenção penal).
Entendemos que a feira livre em nossa cidade foi instituída para venda de congêneres alimentícios, fruta, hortaliças, aves, peixes, flores, plantas e animais vivos. Apesar de tudo, hoje as maiorias das barracas são de roupas, produtos eletrônicos e sapatos. Além disso, os feirantes são de outras cidades e, não geram emprego e nem circulam o dinheiro dentro do município.
Entendo que esses comércios citados fossem parados até a economia da cidade e das lojas possam estar aquecidas. É preciso um tratamento igual, tanto na questão tributária como de fiscalização, para que o comércio local não saía prejudicado com a realização das feiras livres todas às terças-feira em Cananeia. Também espero que o comércio local tenha suas responsabilidades e sigam de acordo com as leis, paguem devidamente os impostos, emitam notas fiscais e forneçam a garantia dos produtos comercializados.
O JNC falou com um empresário dono de Supermercado na cidade, que relatou que, a feira livre em Cananeia foi muito importante em um período onde não tínhamos todos os comércios que temos hoje, não tínhamos tantas variedades de produtos elétricos e eletrônicos, não tínhamos tanta loja de roupas, aviamentos, presentes entre outros mercância. Além de tudo, hoje temos todas essas lojas na cidade. Acredito que a feira livre leva de Cananeia em “media” 40.000,00 a 50.000,00 por semana, são 160.000,00 a 200.000,00 todos os meses atravessando a ponte circulando em outras cidades. Seria bom que esse valor girasse aqui entre o comércio local.
Também gosto de ir feira, então vamos apoiar a feira do produtor aos sábados na Praça do rócio, são munícipes que tem que ter nosso apoio, lá tem o produtor local, o pastel e o caldo de cana que não pode faltar (claro), tem artesanato. . Além de ter potencial de melhorar muito com o apoio da prefeitura. (‘sic’)
 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp