09/07/2020 às 11h53min - Atualizada em 09/07/2020 às 11h53min

PELA PRIMEIRA VEZ, PINGUIM É RESGATADO NO CANAL DO MAR PEQUENO EM ILHA COMPRIDA

Com auxílio de pescadores locais, um pinguim foi resgatado na segunda 06/07 pela primeira vez no Canal do Mar pequeno, em Iguape, no Bairro do Rocio. Ele estava na beira do canal debilitado e vulnerável a predadores naturais. O técnico ambiental , Cristian Negrão, do grupo SOS Pinguim da Ilha Comprida, explicou que não é comum encontrar pinguins no Canal e, sim , nas praias. “ Ele deve ter entrado na Barra atrás de alimentos”, explicou.
Preocupado com a situação e com os riscos para o pinguim, o pescador Renan acionou a SOS Pinguim para o encaminhamento , tratamento e posterior soltura no mar. Auxiliaram no salvamento do pinguim os moradores de Iguape Renan Costa Pereira , Flávia Santana, Dayane Gomes, Gabriela Pereira Facci e Marcelo Costa Facci.
Com a chegada do inverno, perto de 50 pinguins já apareceram nas praias da Ilha. A orientação é acionar o município e os órgãos ambientais. O aparecimento de aves e animais marinhos feridos, debilitados ou apenas cansados ao longo da orla da Ilha Comprida e litoral é fenômeno típico do inverno. Nesta época, eles migram da região da Patagônia para áreas mais quentes no litoral brasileiro, quando os mais jovens costumam se perder.
Para protegê-los e prestar rápido atendimento, o técnico ambiental do município da Ilha, Cristian Negrão, também integrante da ong Amigos do Mar e do Conselho Municipal de Proteção aos Animais, criou o grupo SOS Pinguins, formado por moradores próximos às praias da Ilha e por pessoas que amam os animais. Segundo Cristian, os pinguins são encaminhados para entidades especializadas para recuperação e posterior soltura no mar.
Telefones para contatos:
ONG Amigos do Mar de Ilha Comprida- 3842 12 43, IPeC: 13 3851 17 79, Prefeitura: (13) 3842 7000 ou a Polícia Ambiental: (13) 3848 91 30.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp