20/07/2020 às 10h39min - Atualizada em 20/07/2020 às 10h39min

Univesp: Tubarão branco de Cananéia inspira Projeto Integrador de Pedagogia

Alunos pesquisaram origem da captura do animal, exposto em museu da região e considerado o 2º maior tubarão apreendido no mundo

Os alunos de Pedagogia do polo de Iguape, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Gabriel Augusto Sarcinella, Glenda Evelyn Gretzitz e Jessica de Miranda tiveram, no último semestre, a tarefa de desenvolver um Projeto Integrador (PI) que relacionasse contação de histórias a museus.

Após pesquisas, o grupo constatou que os moradores do litoral sul de São Paulo não conheciam a origem do tubarão branco exposto no Museu Cultural e Histórico de Cananéia Victor Sadowski.

O animal, atualmente taxidermizado (que passou pelo processo de taxidermia – técnica de preservação de animais mortos que os enche de palha, para conservar as características físicas), foi capturado em 1992 e é considerado o segundo maior tubarão apreendido no mundo, com cerca de três toneladas e mais de cinco metros.

Para divulgar a história do predador, os estudantes elaboraram o PI “Tubarão de Cananéia”, orientados pelo tutor Reynaldo Martinez de Oliveira. O trabalho foi feito com pesquisas locais e entrevistas, já que não havia literatura sobre o tema.

“Fizemos um estudo científico com coleta de dados e relatos. Conversamos com o historiador e fundador do museu, João Carlos Borges, e descobrimos uma surpreendente narrativa”, afirmou Glenda Evelyn Gretzitz.

Conteúdo

A solução do grupo para transformar todo o enredo em uma linguagem de fácil compreensão foi gravar um vídeo com a participação do humorista regional Clebes Oliveira, criador do personagem Bob Orla. “A ideia foi chamar um intérprete cômico, já que a comédia é uma linguagem que atinge diversos públicos para contar de uma maneira muito própria do caiçara a história do tubarão”, acrescentou a estudante.

Outro objetivo da iniciativa é levar cultura regional para os alunos da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da região. O vídeo está disponível no YouTube e foi divulgado no site da Prefeitura de Cananéia. A turma ainda contou como auxílio do diretor municipal de Turismo e Cultura, Daniel Oliveira, e equipe, além do canal TV Canis.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp