14/09/2020 às 22h49min - Atualizada em 14/09/2020 às 22h49min

Dra. Rita de Cassia toma posse como prefeita de Cananeia na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira...

- Redação: Natan Arcanjo
Fonte JNC
Dra Rita de Cássia, prefeita de Cananeia empossada hoje na Câmara!
Dra. Rita de Cássia Gomes Pereira (PSL) foi empossada prefeita de Cananeia na Câmara de vereadores. A declaração foi dada pela presidente do Legislativo, Fabiana Rosa de Moura, às 10h00 da manhã desta segunda-feira (14/09), em sessão extraordinária.
A posse da Dra. Rita de Cássia ocorreu após a Câmara de Cananeia julgar procedente o pedido de cassação de Gabriel Rosa (PSD). O chefe do Executivo foi acusado de estar envolvido em esquema aonde parte do combustível comprado pela prefeitura era desviada para abastecer veículos particulares. O fato envolve também 5 vereadores. O resultado só saiu quinta-feira 10/09.
No seu discurso, a médica evitou falar da cassação, e disse que não estava feliz com essa situação não fez nada para que chegasse nesse ponto, e destacou a autonomia do Poder Legislativo.
Dra. Rita também ressaltou que a sua passagem pela prefeitura seja de um dia dois meses ou quatro meses iria fazer melhor para Cananeia, estruturando administração, e realizar coisas básicas para o bem dos munícipes. “A população quer coisa básica, como saúde, educação, é isso que eu vou fazer, e vou dar o melhor  para uma boa administração”. Finalizou. “Rita é Pré-candidata a Prefeita pelo PSL”. Ela negou que tivesse feito qualquer movimentação política para a cassação de Rosa.
O relatório final da Comissão Processante, que pedia a cassação do prefeito Gabriel, foi lida na última quinta-feira (10/09). O texto recomendou a cassação do mandato na prefeitura de Cananeia.
Rosa precisava de seis votos para se manter no cargo, mas teve apenas 1. Portanto, ele teve o mandato cassado por 6 votos a 1.
 
Em nota, o prefeito cassado fala com a imprensa sobre a posse da vice-prefeita, e diz que foi vitima de manobra politica.
 
Mesmo sendo cassado pela câmara, sem fundamento jurídico ou legislativo, acabo de ser informado que a minha vice, a Drª Rita, foi empossada pela câmara. No afã de tomar o poder, os vereadores insistem em atropelar a legislação e os ritos democráticos. Meus advogados estão recorrendo a decisão e eu estou confiante na justiça. Não podemos mais tolerar coronelismos, ou permitir que um grupo vencido nas urnas, tome a administração da cidade à força.
Curiosamente, não há nenhum processo contra a minha pessoa, nada que me impeça de exercer a função de prefeito ou de candidato a prefeito. Não há respaldo, jurídico ou legislativo, para o comportamento antidemocrático da câmara, o que me leva a questionar os interesses que motivam tanta celeridade e desrespeito para com as leis do país.
Não é necessário muito esforço intelectual para compreender as motivações dos vereadores, dois se apresentam como pré-candidatos à prefeitura, outros representam grupos políticos que também ambicionam a administração de Cananéia. São pessoas que já demonstraram falta de escrúpulos em outras situações, respondem processos, sendo um dos vereadores já condenado.
Acredito piamente que a minha alta aprovação popular foi a grande motivação para comportamento tão antidemocrático, tentam manchar minha honra para que suas eventuais candidaturas tornem-se mais competitivas.
Lamento sinceramente, que eu e o povo de Cananéia passemos por isto. Somos um povo ordeiro e pacifico, respeitamos as leis e a democracia. Confiamos em Deus e na justiça e tenho certeza que a verdade prevalecerá.
 
Cordialmente,     
Gabriel Rosa Prefeito de Cananéia
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp