03/07/2017 às 23h53min - Atualizada em 03/07/2017 às 23h53min

40 Mil para Instalação do CAPS Estão no Cofre da Prefeitura à Espera de Investimentos...

Embora o atual diretor de saúde afirme reconhecer a importância da implantação do Caps (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) não há previsão para sua instalação. A informação é do próprio diretor que alega dificuldade uma sede própria e afirma não haver nenhum projeto no momento para implantação desse tipo de serviço em Cananeia neste ano.

reportagem Natan Arcanjo
imagem ilustrativa...

O Jornal JNC foi averiguar porque que não é instalado um setor do CAPS no município, um dos setores mais importante de responsabilidade da Prefeitura da diretoria de Saúde, que merece destaque, já que o numero de dependente químico e alcoolismo cresceu em nossa cidade.

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde SUS e tem como finalidade a integralidade no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O serviço tem que dispor de uma equipe multidisciplinar formada por Médico Psiquiatra, Médico Clínico Geral, Enfermeira, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Psicólogas, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico e Músico Terapeuta, oferecendo: acolhimento, triagem, atendimento individual e grupal, acompanhamento clinico e psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias, oficinas terapêuticas, atividades físicas e recreativas.

O jornal noticia de Cananeia foi entrevistar o diretor de saúde Elthon Rodrigues de Oliveira, que informou que CAPS tem uma verba total 40 mil reais, enviado pelo estado para incentivar o município para criação do setor do CAPS, como não teve a cotação Orçamentaria no ano de 2017, o dinheiro se encontra no cofre da prefeitura par entrar no orçamento de 2018.

“Não é só montar um CAPS, precisa contratar os profissionais preparado para o serviço, caso a prefeitura contratasse, iria passar a folha de pagamento e cairia na lei de responsabilidade fiscal, disse o diretor. Hoje o PSF não tem um Psiquiatra, os pacientes são avaliados por um profissional da saúde um Clinico Geral”. Ressaltou ele.

Informou ainda, que esta sendo construída outra unidade de saúde ao lado do pronto socorro central, vai abrir salas que pode ser usado para instalar o CAPS, sendo o setor tem que ser separado de outras alas, com entrada própria para atendimento de paciente exclusivo da unidade.

Hoje os pacientes, vítimas de transtornos mentais, os usuários necessitam de um encaminhamento via referência/contra referência, por intermédio de uma unidade de atenção primária (clinico geral) se precisar de uma internação clínica/psiquiátrica, para iniciarem o tratamento é encaminhado para o CAR de Registro.

Nos casos de tentativa de suicídio é notificado o Pronto Socorro, e realiza imediatamente a visita domiciliar na forma de busca ativa. O paciente é encaminhado para triagem, consulta médica e psicológica e acompanhamento multidisciplinar.

A instalação desta unidade do CAPS em Cananeia é uma antiga reivindicação que poderá ser atendida pelo Prefeito Gabriel Rosa, e vai trazer muitos benefícios a nossa população.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp