25/07/2017 às 23h52min - Atualizada em 25/07/2017 às 23h52min

Aniversário de 486 anos – homenagem da Vila Mathias para Cananeia vai ser na Passarela Dráusio da Cruz em Santos em 2018...

As escolas de samba da Vila Mathias de Santos fez um samba de enredo, com música e letra inéditas, vai ser baseadas em homenagens a cidade de Cananeia cidade mais antiga do Brasil...

- Natan Arcanjo
JNC
Imagem Arquivo JNC

A importância do aniversário de 486 anos da cidade de Cananeia é motivo de orgulho e felicidade para os Cananeense e os brasileiros. Não é sempre que uma cidade completa quatrocentos oitenta e seis anos, principalmente no Brasil. E a nossa bela ilha chegou à sua maioridade secular, com muita história pra contar. Muitas homenagens estão sendo preparada para esta grande festa, que nos alegra e orgulha, sobremaneira, como a tradicionais  barracas , queima de fogos e outras atrações que esta sendo preparada pela Prefeitura Municipal  . Uma das homenagens será feita pela Escola de Samba da vila Mathias, de Santos, São Paulo. A escola desfilará com um samba enredo sobre Cananeia. A composição do mesmo teve como tema: o Santuário Natural de Beleza "Cananéia".  “Escola vai enaltecer cidade de Cananeia, falando da beleza da cidade praias ponto turístico, reconhecendo como o primeiro povoado do Brasil”.

Vários compositores Santista participaram, mas não conseguiram emplacar os seus sambas. Houve uma união das duas composições finalistas (com 06 compositores), para escolher a finalista (campeã). Na verdade, a composição vencedora escolhida, em santos, pelos componentes da Vila Mathias, traduz as caravelas de Martim Afonso, enaltece Cananeia pela sua beleza. Fala de acontecimentos, de conquistas, de folclore, do índio, de músicas (“Fandango”.), não se esqueceu de mostrar o que existe de bonito em Cananeia às atrações como os dançar dos botos, ilha do Cardoso e suas praias.

As belezas coloniais, as casas, o mirante, com gradis de cobre no argolão, Igreja, cachoeiras, Praia e muitas atrações que envolvem o turismo ficaram resumidos no enredo dos compositores. Eu vi entusiasmo dos Cananeense com a escolha do samba, muitos comentários elogiosos sobre o mesmo. A escola de samba da Vila Mathias é fantástica e tradicional e Campeã de Santos.

Cananeia é história, cultura e beleza secular, que se tornou “Patrimônio Cultural” do Brasil. foi bem colocada pelos compositores dos NOVOS POETAS sobre isso, no samba enredo, mas espero que mostrem em santos, no desfile, Passarela Dráusio da Cruz. Parabéns Ademarzinho do Cavaco, Rafa Neves, Erick Sappão, William Cabelo, Walind Omar e Hans Magalhães. A história de Cananeia merece ser cantada por vocês.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp