12/03/2021 às 16h02min - Atualizada em 12/03/2021 às 16h02min

Hospital Regional de Registro sedia curso da AMIB sobre ventilação mecânica em UTI

- Por Mônica Bockor
Fonte: ISG SAÚDE
Médicos especialistas da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) estiveram no HRR no sábado e domingo, dias 6 e 7/03, para realizar o curso VENUTI, sobre ventilação mecânica em UTI.  A Dra. Carolina Maciel Cezarini e o Dr. Marcelo Moock ministraram o curso para médicos e fisioterapeutas da Unidade.
Promovido pela AMIB, o treinamento fornece os fundamentos do suporte ventilatório artificial, revisa as técnicas ventilatórias a serem aplicadas nos principais cenários clínicos e apresenta as mais recentes evidências científicas que servem para nortear o tratamento da insuficiência respiratória aguda. Trata-se de um curso de imersão de 20 horas, composto por aulas teóricas e práticas, com demonstrações em aparelhos de ventilação mecânica e simuladores
A programação aborda a fisiologia respiratória aplicada a VM - MM, modos básicos, monitorização e complicações em ventilação mecânica, assincronia, monitorização da mecânica ventilatória, VM nas doenças obstrutivas, SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda), VM em situações especiais, MRM (manobra de recrutamento máximo) e Prona. Ao final do curso, os participantes realizaram prova antes de receber o certificado. 
O médico emergencista do HRR, Dr. Nelson Serrano, disse que a abordagem utilizada foi bastante proveitosa. “O curso foi muito bom, o conteúdo muito bem apresentado pelos médicos da AMIB, principalmente nesse momento de pandemia foi de grande ganho para a equipe de médicos e fisioterapeutas da UTI”, afirmou. 
“Eu e a equipe de fisioterapia tivemos a oportunidade de participar do curso da AMIB, um curso de ótima qualidade, muito reconhecido. Diante do cenário de pandemia, é super importante estarmos preparados para atender da melhor forma os pacientes com Covid. Os professores estão de parabéns por todo o conhecimento transmitido”, destaca a fisioterapeuta do HRR, Tamiris Renata Pedroso dos Santos.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp