21/05/2021 às 14h59min - Atualizada em 21/05/2021 às 14h59min

REALIZADO PELA EQUIPE MUNICIPAL DE ODONTOLOGIA DE ILHA COMPRIDA, PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO TEM OBJETIVOS DE PROMOVER A SAÚDE BUCAL NAS GESTANTES E PREVENIR O PARTO PREMATURO

Poucas pessoas sabem da extrema importância da saúde bucal no período de gestação das futuras mamães. A falta de cuidados pode acarretar uma série de complicações, inclusive, o parto prematuro. Consciente da importância desse atendimento especializado, o Departamento Municipal de Saúde mantém o Serviço de Pré-Natal Odontológico com atendimento e acompanhamento das gestantes, desde o primeiro mês de até o nascimento dos bebês.
Os atendimentos obedecem a idade gestacional de cada pessoa e consistem na avaliação, intervenções nas lesões cariosas, cuidado periodontal (gengiva) e orientações gerais sobre a importância da saúde bucal nesse período da vida. De acordo com a cirurgiã dentista Ângela Martins, esse cuidado é essencial para garantir a saúde bucal da mãe, do bebê e prevenir o parto prematuro. “A maioria das gestantes não sabe da ligação entre a saúde bucal e o parto prematuro. Algumas complicações bucais podem causar a antecipação do parto ”, alerta.
Nos consultórios, as gestantes também são orientadas para a importância da alimentação saudável e higiene bucal . No Pré-Natal Odontológico, as gestantes são atendidas por equipe de cinco cirurgiões dentistas : Jair Young Fortes (Unidade de Saúde Araçá) , Ariane Martins (ESF Meu Recanto), Jéssica Martins ( Unidade Doralice) , Ângela Martins ( Central ) Cleusa Zanella (Equipe Sul – Viaréggio , Pedrinhas e Boqueirão Sul) .

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp