28/05/2021 às 08h41min - Atualizada em 28/05/2021 às 08h41min

DIVISÃO DO MEIO AMBIENTE ANUNCIA AÇÕES DE LIMPEZA DAS PRAIAS , INSTALAÇÃO DA ESCULTURA DA BALEIA NO VIARÉGGIO E CAMPANHA “COMPARTILHE BOAS IDEIAS”

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o município anuncia uma série de ações para o mês de junho, em parceria com ongs, associações e projetos ambientais do município. Entre os dias 1 e 4/06, integrantes do Projeto Guadu – Guardiões das Dunas farão ações de limpeza das praias e colocação de placas ambientais na área Sul ; no sábado 05/06, a SOS Pinguim, a União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) instalarão a escultura de baleia – para recolhimento de recicláveis - ao lado do Quiosque da Jurema, no Balneário Viaréggio.
A Divisão Municipal de Meio Ambiente da ilha Comprida também anuncia a Campanha “Compartilhe boas ideias” para o engajamento da população em boas práticas de conservação ambiental. Se você tem alguma prática ambiental que quer compartilhar e compor um painel de ideias – que ficará disponível para consultas no www.ilhacomprida.sp.gov.br – encaminhe sua sugestão, receita, ideia, fotos no inbox desse facebook. “ É muito importante o engajamento da comunidade nas ações ambientais para que as boas práticas e experiências possam se multiplicar “, afirma Daniela Peitl, da Divisão de Meio Ambiente da Ilha. O setor também divulgará pelo facebook Cidade de Ilha Comprida as práticas ambientais para o dia a dia sustentável.
Entre as ações da Semana do meio Ambiente, está a instalação da escultura de uma baleia feita pelo artista plástico Félix em estrutura de ferro galvanizado ( com tratamento contra ferrugem) e materiais recicláveis. Ela será instalada no sábado 5/06, às 9h, ao lado do quiosque da Jurema, no Balneário Viaréggio. A escultura , resultado do trabalho em parceria da ong SOS Pinguim e da União de Balneários da Ilha Comprida Viaréggio e adjacências (UBIC) , tem o objetivo de conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da limpeza das praias
O presidente da SOS Pinguim, Cristian Negrão anunciou também no Viaréggio a instalação de cinzeiros ambientais para a coleta de bitucas , um tambor para recolhimento de tampinhas de garrafas e lacres de latas de cerveja ( para troca por cadeiras de roda) e recipiente para a coleta de óleo de cozinha usado. “Queremos alertar para o impacto direto do lançamento de lixo no meio ambiente e na morte de animais marinhos”, afirma Cristian.
Em outra ação ambiental, a coordenadora dos grupos de artesanato do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Darci Pupo, anuncia a instalação de placas de conscientização ambiental nas entradas das praias da área Sul, confeccionadas pelos artesãos do município, a partir de materiais encontrados nas praias.
Em Juruvaúva, integrantes do Projeto Guadu - Guardiões das Dunas farão – entre os dias 1 e 4 de junho - a limpeza das praias em trecho de aproximadamente 17 km do lado Sul da Ilha. Cada integrante receberá sacos de lixo e limpará a praia em frente sua casa . Na sexta 04/06, haverá limpeza e colocação de placas na Barra do Teodoro e, no sábado 05/06, a população pode acompanhar pelo facebook Cidade de Ilha Comprida a exposição virtual "Arte que veio do Mar" na horta comunitária do Juruvaúva.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp