19/03/2020

Morador do Bairro do carijó em Cananeia encontra ninho com ovos de jacaré papo amarelo seu quintal

Notícias

O morador no bairro do Carijo Romeu Rodrigues (guia ambiental) encontrou um ninho com ovos de jacaré no fundo do seu quintal. A jacaré fêmea é segunda vez que escolhe a propriedade para procriar, o ano passado também encontrou um ninho em outro lado do quintal, e os jacarezinhos (filhotes), foram soltos no rio Olaria.

Em relato para nossa reportagem, Romeu disse que escutou o cachorro do vizinho latindo forte e, foi averiguar encontrou um ninho de jacaré com 36 ovos, logo em seguida a jacaré mãe apareceu para proteger os seus futuros filhotes e ficou observando e não atacou.

De acordo com Romeu ele vai proteger o ninho até que nasçam os filhotes, junto com o seu vizinho já construíram  uma cerca, para que os cachorros não perturbe á animal mamãe. O guia ambiental emocionado disse – “é um ato gratificante podendo ajudar a natureza, no meu quintal aparece todos os tipos de aves, por eu ter um pomar com sábias tucanos, papagaio cara roxa etc...”, e prometeu que quando nascer os filhotes chamará a nossa reportagem para registrar o momento.
Sobre o jacaré papo amarelo
O macho forma um harém e após a cópula, que ocorre no verão, a fêmea constrói o ninho perto da água usando folhas secas e pedaços de plantas, cobrindo-o com folhas e areia. Em média são postos de 25 a 30 ovos, e nesta época, a fêmea fica bem mais agressiva permanecendo perto do ninho para evitar o ataque de predadores como o lagarto teiú e o quati. O sol e a fermentação dos vegetais no ninho geram o calor necessário para que os ovos sejam chocados entre 70 a 90 dias.

Os jacarés não cavam, e preferem fazer um ninho de folhas, ramos e lama.
A fêmea constrói um morrinho de 2 m de largura/1 m de altura mais ou menos, faz um buraco no meio e põe de 20 a 70 ovos e cobre.
Próximo do nascimento é possível ouvir a voz dos filhotes, ainda dentro dos ovos, chamando a mãe.

Ela então, desmancha o ninho usando as patas e o focinho. Caso algum filhote tenha dificuldade ao nascer, a mãe o ajuda mordendo cuidadosamente os ovos e posteriormente ela carrega cada um na boca até a água.
Antigamente se pensava que o jacaré comia os ovos, pois, se via os ovos na boca da fêmea. Na verdade, ela só está ajudando os filhotes a quebrarem os ovos e nascerem.

O macho cuida dos recém-nascidos que já estão na água e ambos os pais permanecem próximos aos filhotes, por um tempo. Apesar dessa proteção, os filhotes precisam se alimentar, sozinhos. Eles comem insetos e invertebrados.
Os adultos se alimentam de peixes, aves e pequenos mamíferos.
A população de jacarés do papo amarelo hoje está em equilíbrio, pois, uma eficiente campanha de preservação a salvou da extinção. Como sempre, temos medo e nos impressionamos quando eles aparecem na cidade, mas quem precisa de reeducação ambiental somos nós.
Link
Assista também »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp