• Seg. Mai 20th, 2024

Nvidia e Indosat planejam investimento de US$ 200 milhões em centro de IA na Indonésia, diz governo

ByTânia Lima

Abr 5, 2024

A Nvidia e a empresa de telecomunicações da Indonésia, PT Indosat Ooredoo Hutchison, planejam construir um centro de inteligência artificial em Java Central em 2024, no valor de US$ 200 milhões, disse o ministro das comunicações.
Budi Arie Setiadi, em um comunicado, disse que o centro de IA pode consistir em infraestrutura de telecomunicações ou um centro de recursos humanos e será localizado na cidade de Surakarta.
O CEO da Indosat forneceu informações do plano de investimento ao prefeito de Surakarta, Gibran Rakabuming Raka, que também é o vice-presidente eleito da Indonésia e filho do atual presidente Joko Widodo.
“Por que em Surakarta? Porque estão prontos, têm bons recursos humanos e infraestrutura 5G,” ele disse.
A Indosat está comprometida em se tornar a pioneira no desenvolvimento de IA na Indonésia, disse seu porta-voz Steve Saerang em um comunicado na sexta-feira.
“Agora, nosso foco principal é desenvolver um centro de excelência relacionado à IA em Surakarta,” ele disse, acrescentando que tal colaboração fomentará o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica na Indonésia.
A Nvidia recusou comentar.
O boletim informativo Technology Roundup traz as últimas notícias e tendências diretamente para sua caixa de entrada. Inscreva-se aqui.
Reportagem de Ananda Teresia; Edição por Martin Petty

Dentro da corrida subterrânea das Big Techs para comprar dados de treinamento de IA
No auge no início dos anos 2000, o Photobucket era o principal site de hospedagem de imagens do mundo. A espinha dorsal da mídia para serviços outrora populares como Myspace e Friendster, contava com 70 milhões de usuários e representava quase metade do mercado de fotos online dos EUA.

Por que um ciberataque quase bem-sucedido deixou oficiais dos EUA e a indústria tecnológica em alerta
O desenvolvedor de software alemão Andres Freund estava realizando alguns testes de desempenho detalhados no mês passado quando notou um comportamento estranho em um programa pouco conhecido. O que ele encontrou ao investigar enviou arrepios pelo mundo do software e atraiu a atenção de executivos de tecnologia e funcionários do governo.

IA vista cortando números de trabalhadores, mostra pesquisa da empresa de recrutamento Adecco
A inteligência artificial levará muitas empresas a empregar menos pessoas nos próximos cinco anos, disse o provedor de pessoal Grupo Adecco na sexta-feira, em uma nova pesquisa destacando a revolução que a IA trará para o local de trabalho.

EUA e UE de olho em chips legados chineses em acordo renovado de semicondutores
Os Estados Unidos e a União Europeia se comprometeram a estender por três anos sua cooperação na identificação de interrupções no setor de semicondutores, com ênfase particular em chips “legados” convencionais da China.

Samsung sinaliza aumento de lucro no primeiro trimestre à medida que os preços dos chips se recuperam
A Samsung Electronics estimou na sexta-feira que seu lucro operacional no primeiro trimestre aumentaria mais de 10 vezes, superando as expectativas do mercado, à medida que os preços dos chips começam a se recuperar de um severo declínio graças a um boom em inteligência artificial.

Fornecedor da Apple, Foxconn vê crescimento no 2º trimestre após queda na receita do 1º trimestre
A Foxconn de Taiwan, a maior fabricante de eletrônicos do mundo e a maior montadora do iPhone da Apple, disse na sexta-feira que espera um aumento na receita do segundo trimestre após o trimestre anterior não atender às expectativas do mercado.